sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VOLEIBOL

INTRODUÇÃO
O voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos, porém só para tocar a bola. Não é permitido carregar ou segurar a bola. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que separa os campos de cada equipe.
O voleibol inicia com a bola sendo lançada para o campo adversário por um jogador que se coloca atrás da linha de fundo de seu campo. Este lançamento é chamado saque. O direito ao primeiro saque ou à posse de bola é decidido por sorteio.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário. Quando a equipe adversária não consegue devolver a bola dentro da área de jogo (bola fora) ou quando, utilizando até 3 toques, não consegue devolver a bola, a equipe que fez o lançamento marca pontos.
Quando a equipe que saca erra, seu adversário pontua e adquire o direito ao saque, realizando antes um rodízio das posições dos jogadores na quadra. Essa característica torna o voleibol um jogo bastante dinâmico, em que todos devem saber atuar em todas as posições.
Para atingir os objetivos do jogo, é necessário que os atletas de uma equipe passem a bola entre si, utilizando até três toques, de modo que a bola seja lançada para o campo adversário.
Uma partida de voleibol é disputada com 12 jogadores, 6 de cada equipe.
Cada equipe, por sua vez, deve ser composta por 12 jogadores: 6 jogadores, que iniciam o jogo e 6 reservas, que, normalmente, no decorrer do jogo, substituem os jogadores.
Ao entrar em campo, 3 jogadores da equipe colocam-se perto da rede. Estes são os atacantes. Outros três se colocam mais para o fundo da quadra. São os defensores.
O voleibol é jogado em sets. Quando uma das equipes atinge a contagem de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos em relação ao adversário, completa-se um set (palavra da língua inglesa que significa jogo, coleção, conjunto). Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 sets. Portanto, vence o jogo a equipe que ganhar 3 sets. Uma partida de voleibol não termina empatada. Extra-oficialmente podem ser realizadas partidas disputando-se o melhor de 3 sets.
Os jogos oficiais devem ser conduzidos por 2 árbitros, 2 fiscais de linha e 1 anotador – são chamados de oficiais do voleibol. Os árbitros assinalam as violações e determinam as penalidades. Os fiscais de linha auxiliam os árbitros. O anotador registra todas as ocorrências da partida.
Em jogos internacionais são exigidos 4 fiscais de linha.
A quadra de voleibol deve medir 18 metros x 9 metros.
As linhas laterais e de fundo servem para indicar a área de jogo.
A linha central divide a quadra ao meio e indica a área de jogo de cada equipe.
A área da cada equipe, por sua vez, é dividida em zona de ataque e zona de defesa pela linha de ataque.
A zona de ataque é o local onde são realizados os ataques. A zona de defesa é onde, geralmente, são defendidos os saques.
A rede, devido à altura (2,43 metros para homens e 2,24 metros para mulheres) em que é colocada, exige dos jogadores um bom controle de bola.
As antenas servem para indicar se as bolas lançadas por cima da rede estão dentro ou fora da área de jogo.
A zona de saque limita a área de onde se executa o saque.

TÉCNICAS (movimentos)
Saque: O objetivo principal do saque é colocar a bola em jogo. Porém, quando bem executado, colocado e forte, ele se torna o maio mais rápido e simples de se converter o lançamento em pontos. O iniciante, porém, deve se preocupar mais com a precisão e regularidade do saque, deixando para adquirir maior potência quando já tiver maior domínio da técnica. São 2 tipos de saques: - saque por cima e saque por baixo.

Toques: Toque de bola é a maneira como tocamos a bola no voleibol. Através do toque de bola é que fazemos a recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas dependerá de recebermos ou passarmos a bola com perfeição. São 2 tipos de toques: - toque por cima e – toque por baixo (manchete).

Cortada: A cortada é um tipo de ataque muito utilizado pelos jogadores no voleibol. Consiste em golpear a bola, rápida e violentamente, com uma das mãos, procurando fazê-la tocar a quadra adversária.

Bloqueio: Quando as cortadas são efetuadas junto à rede, é mais difícil fazer a defesa através do toque de bola, porque o cortador pode bater a bola com mais violência e colocá-la bem mais próxima da rede. Nestes casos, a melhor defesa é o bloqueio. Para fazer o bloqueio, quando o jogador percebe que o adversário fará uma cortada junto à rede, ele salta com os braços levantados, quase ao mesmo tempo que o cortador, a fim de impedir que a bola passe para sua quadra. São 3 tipos de bloqueios: bloqueio simples, bloqueio duplo e bloqueio triplo.

TÁTICA (posicionamento)
Atacante
Levantador
Líbero

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
NOGUEIRA, Claudio José Gomes. Educação Física na sala de aula: Rio de Janeiro: 4ª edição: Sprint, 2004.
TEIXEIRA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos: técnicas, táticas, regras e penalidades – São Paulo: Saraiva, 2003.