domingo, 6 de setembro de 2009

KARATÊ

Um pouco da historia do karate
O karate tem sua origem ligada a Okinawa, uma província japonesa com localização geográfica indepedente no extremo sul do país, entre a Indonésia, a Polinésia, a Coréia e a China. A localização estratégica de okinawa caracteriza uma peculiaridade às tradições culturais mais próximas da china do que do próprio Japão. Preceitos culturais, filosóficos e religiosos também influenciaram o karate e outras formas de combate no Japão.
A palavra japonesa “karate” significa “mãos vazias”. A luta tem como característica a utilização das mãos, dos pés, dos braços e de qualquer outra parte do corpo como arama de defesa pessoal. Segurando a história, no século XVI, Okinawa foi invadida e perdeu a independência, sendo proibida então a utilização de armas, fato considerado importante para o surgimento do karate.
Por volta de 1920, a cidade de Tóquio passou a ter contato com o karate por meio de gichin Funakoshi(1868-1957), que, após conviver com outros mestres e inumeros praticantes de aiquidô, judô e quendô, tornou-se professor em escolas de Tóquio e responsável pela divulgação da luta por todo o território japonês.
A colônia japonesa foi responsável pela introdução do karate no Brasil em meados de 1950. O estado de São Paulo foi o primeiro ater contato com essa luta, que anos depois se expandiu para outros estados brasileiros.

Identificando o karate
O karate é praticado em um local chamado dojo e seus praticantes usam o gui, um quimono de algodão amarrado por uma faixa colorida (simboliza o nível de conhecimento do praticante) e uma calça de algodão.
Atualmente, as técnicas do karate são divididas em três elementos:
Kihon (técnica fundamental) – base, defesas, socos e pontapés;
Katas (exercícios ou movimentos formais com “um ou dois inimigos imaginários”) – apresentam cinco características: a) seqüência: movimentos e direção dos golpes; b)respiração: momentos de força(inspiração) e fraqueza (expiração); c) combinações e tempo: sequencia de movimentos combinados que dão “vida” ao kata; d) forma e significado: posição dos golpes(mãos e pés) e significado da intenção de cada movimento e; e) olhos: significa concentração, indica a direção de execução dos movimentos e golpes;
Kumite (combate) – onde se utiliza as técnicas do kihon e dos katas.
Os estilos ou escolas de karate apresentam diferentes combinaçõpes e aplicações das técnicas, utilizando força, velocidade e resistência, percebidos na movimentação das mãos e dos pés. As condutas para praticar o karate são baseadas no respeito mútuo. Alguns movimentos do karate assemelham-se a movimentos dos animais e sua relação com a natureza.
Apresenta-se, no quadro a seguir, algumas particularidades das cinco escolas ou estilos que constituem o karate moderno: Goju-Ryu, Shotokan, Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-Ryu. As diferenças entre os estilos estão relacionadas aos locais de origem.

OS ESTILOS (ESCOLAS) DE KARATE
GOJU-RYU: o estilo goju-ryu, cujo nome advém de go(força) e ju (flexibilidade), foi fundado pelo mestre chojun miyagi. é uma técnica que prima pelo bloqueio para dar mais rapidez ao ataque, e que exige muita resistência e força.
SHOTOKAN: criado pelo mestre gichin funakoshi, shotokan significa “academia de shoto”. shoto, em japonês, significa “pinheiro”, pseudônimo artístico utilizado pelo mestre funakoshi. o estilo possui uma técnica de movimentação rápida, com chutes, golpes de ataque e defesas e utilização dos quadris. o equilibrio é muito importante também neste estilo.
SHITO-RYU: o estilo shito-ryu, criado por kenwa mabuni, é caracteristizado por uma grande riqueza de movimentos(katas), que combinam a velocidade e a agilidade, a força e a contração muscular.
WADO-RYU: o estilo wado-ryu(estilo do caminho da paz), foi criado pelo mestre Hironori Otsuka e difere dos demais estilos por usar o mínimo de esforço, as imobilizações, as esquivas e os golpes de impacto com os membros, além dos arremessos e projeções. O bloqueio como técnica de defesa é transformado em movimento de ataque.
SHORIN-RYU: idealizado por Sokon Matsumura, os preceitos deste estilo incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina.